Formação Administrativa de Sant'ana do Sapucaí

O distrito foi criado com a denominação de Sant'Ana do Sapucaí, por força do Decreto de 14 de Julho de 1832, confirmado pela Lei Provincial nº. 138, de 3 de abril de 1839, e pela estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, com sede na povoação de Sant'Ana do Sapucaí, extensivo ao distrito, e território desmembrado de Pouso Alegre, conforme Lei estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911.

A DIVISÃO ADMINISTRATIVA em 1911, apresenta constituída dos distritos de Silvianópolis e Dourado. o Município de Silvianópolis, cuja instalação se deu a 1° de junho de 1912 e em apuração do Recenseamento Geral de 1 de dezembro de 1920, continua com 2 distritos. Notando-se, entretanto, que o distrito-sede era Santana do Sapucaí e o seguinte, denominado Espírito Santo do Dourado.

Em 7 de Setembro de 1923 face a Lei Estadual nº 843,  adquiriu Silvianópolis para seu distrito-sede parte do território de Careaçu (Antigo Volta Grande), que a época pertencia ao Município de Santa Rita do Sapucaí. Na divisão ministrativa do Estado, fixada pela lei acima referida, o Município permanece formado por 2 distritos: Sant'Ana do Sapucaí (Atual Silvianópolis) e Dourado  (Atual Espírito Santo do Dourado). Na divisão judiciário-administrativa do Estado, em vigor no quinqüênio 1939-1943, estituída pelo Decreto-lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, continua o Município  com os mesmos distritos consignados, porém o distrito de Sant'ana do Sapucaí, por efeito desse Decreto-Lei, perde parte de seu território para o novo distrito de Paiolinho, do Município de Gimirim.

Em razão do Decreto-Lei Estadual nº. 1.058, de 31 de dezembro de 1943, Silvianópolis passou a abranger o novo distrito de Jacarini, instituído com território desmembrado dos distritos de Silvianópolis e Jangada (ex-Dourado). Assim, na divisão territorial judiciário-administrativa do Estado, fixada pelo mencionado Decreto-Lei nº. 1.058, o Município de Silvianópolis figura integrado pelos 3 seguintes distritos: Silvianópolis, Jacarini e Jangada, divisão essa em vigor no quinqüênio 1944-1948.

Silvianópolis topônimo em homenagem ao Dr. Francisco Silviano de Almeida Brandão

Silviano Brandão

Francisco Silviano de Almeida Brandão nasceu em Sant'Ana do Sapucaí no dia 12 de fevereiro de 1848, na fazenda Santa Bárbara, no bairro Santa Bárbara. Seus pais foram José Claro de Almeida e Ana Isabel Bueno Brandão. A sua infância foi, aqui, em Silvianópolis onde aprendeu as primeiras letras com o Professor Pedrão, depois seu tio e padrinho, Padre José Antônio de Lemes, fez humanidades no Seminário Episcopal de São Paulo e os preparatórios no curso anexo da Faculdade de Direito de São Paulo, diplomando-se pela faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1875.

Formado em Medicina, passou a clinicar na cidade mineira de Ouro Fino, de onde mudou para Pouso Alegre. Ali fundou o Clube Republicano. Em 1880 foi eleito Deputado pelo Partido Liberal defendendo a autonomia municipal. De 1881 a 1884 foi Deputado Geral apoiando o movimento abolicionista, motivo pelo qual foi impedido à reeleição pelos conservadores. Sendo também contrário ao Movimento Separatista do Sul de Minas de 1890.

Como Senador no Congresso Constituinte Mineiro, foi responsável pela denominação de Presidente de Estado, em vez de Governador. Presidia o Senado Estadual (1895-1902) quando assumiu o cargo de Presidente do Estado (1898-1902), e enfrentou a crise econômica causada pela queda do café. Silviano Brandão promoveu a Reforma  Fiscal no Estado e introduziu o Imposto territorial.

Elegeu-se Vice-Presidente da República em 1902, na chapa de Rodrigues Alves.

No ano de 1832 foi criado o distrito de Sant'Ana do Sapucaí e, ao ser elevado a categoria de Município, em 1911, adotou-se a denominação de Silvianópolis.

• Localização: Sul de Minas.
  • Municípios limítrofes: Turvolândia, São João da Mata, Espírito Santo do Dourado, Pouso Alegre, S. S. da Bela Vista, Careaçu e São Gonçalo do Sapucaí.
  • Distância da capital Belo Horizonte: 425 km
  • Área: 312,043 km2